Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Divisão de Odontologia
Início do conteúdo da página

Odontologia

Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2016, 17h30 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 16h46 | Acessos: 11051

ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS

DENTÍSTICA RESTAURADORA

É a especialidade odontológica que cuida dos dentes cariados, removendo bactérias e reconstruindo o dente com materias restauradores. Também cuida da estética dos pacientes através de restaurações dos dentes anteriores que devolvem formato harmônico e cor apropriada.

ENDODONTIA

É o ramo da odontologia responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das enfermidades que tem origem no interior do dente, local onde se localiza a polpa dentária. O tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas. O objetivo é a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

PERIODONTIA

É uma especialidade da Odontologia que cuida de tudo que fica ao redor dos dentes, sendo as gengivas. osso e ligamento osso periodontal as nobres estruturas da Periodontia. A Doença Periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista.

PRÓTESE DENTÁRIA

É a especialidade odontológica que reabilita parcialmente ou totalmente as arcadas dentárias, através de coroas totais, próteses totais ou parciais, confeccionadas em materiais como resina e porcelana, a fim de devolver a estética e função ao paciente.

CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAIS

Especialidade responsável pelo diagnóstico de lesões bucais, tratamento de cistos e tumores ósseos dos maxilares (Maxila e Mandíbula), desordens da Articulação Têmporo-Mandibular (ATM), traumatismos faciais, dentes inclusos, impactados e discrepâncias ósseas entre os maxilares.

IMPLANTODONTIA

Os implantes dentários são uma alternativa moderna e segura para a reposição dentária (Maxila ou Mandíbula) quando há a falta de um ou mais dentes. É instalado aonde deveria estar a raiz do dente natural, visando substituir o dente perdido. São pinos rosqueáveis de titânio, que, após a sua instalação vão se unir ao osso, dando assim o suporte necessário para a confecção do trabalho protético (coroa dental) com a anatomia do dente que será fixada no implante, servindo de suporte para as próteses unitárias, parciais e totais, fixas ou removíveis.

ODONTOPEDIATRIA

Diagnóstico, tratamento e o controle dos problemas da saúde bucal dos bebês e crianças. A criança, juntamente com os responsáveis, recebem orientação sobre prevenção, escovação e motivação para manter a saúde bucal.

ORTODONTIA

Especialidade odontológica que leva em seu nome a capacidade de movimentar os dentes. Visa acompanhar, prevenir ou, interferir no desenvolvimento da Oclusão (relacionamento dos dentes) e dos ossos da face (Ortopedia Funcional dos Maxilares). Atua em pacientes na fase de desenvolvimento (crianças e adolescentes) e, com algumas limitações, em adultos. Para cumprir sua função, utiliza aparelhos móveis (ex.: placas acrílicas), aparelhos fixos nos dentes (ex.: bráquetes) e em casos de adultos com discrepâncias ósseas importantes, o auxílio da Cirurgia Buco Maxilo Funcional.

ATM

É a articulação que liga o maxilar ao crânio. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema (ex: estalo ou travamento da mandíbula) que impeça o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos e de ossos deverá ser investigado e tratado.

RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA

É a especialidade que com a utilização dos Raios-X e dos filmes radiográficos, fornece uma imagem “interna” dos constituintes e da estrutura de uma determinada região anatômica, invisíveis ao olho nu. A radiologia tem papel fundamental na clínicas odntológicas, corroborando em todas as especialidades; proporcionando informações confiáveis e nem sempre possíveis de serem notadas no exame clínico (ex: cáries ocultas, perdas ósseas e fraturas dentárias). O HMASP adquiriu recentemente um moderno sistema de imagem digital, podendo realizar radiografias panorâmicas, cefalométricas e tomografias computadorizadas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página